quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Como remover virus do seu computador e/ou não ser infectado !

Cansado de pagar técnicos para que eles simplesmente formatem seu computador? seus problemas acabaram.

Alguns princípios básicos que você precisa saber (não se assuste):

1. Anti-Virus não funciona. Em 50% dos casos ele VAI te deixar na mão SIM.
2. Beto beto beto, mas como eu faço então? SIMPLES! NÃO SE INFECTE.
3. Se você pegou o vírus, a culpa é sua e foi você que necessariamente clicou ou fez algo que coloca em risco o seu próprio computador. Os vírus não se instalam sozinhos, pelo contrário, eles tentam fazer com que você os instale SEM SABER.

Vamos às soluções:

Remover vírus:

Ao invés de pagar por técnicos, faça você mesmo.

Existe um fórum de assistência ao usuário gratuito que realmente resolve o seu problema.

http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?showforum=77

O que é um fórum: É um mecanismo da internet onde as pessoas colocam suas perguntas e recebem respostas (Ohhh! que coisa maravilhosa!)

Entre no link postado acima, e ache um botão escrito "registrar". Isso vai demorar uns 5 mins. Siga os passos até que você consiga fazer o seu Login, clicando no botão "Entrar" e colocando seu usuário e sua senha.

Agora comece a ler o fórum e entenda como ele é organizado, para que você possa ver se alguém teve exatamente o mesmo problema que você e se sua solução já está ali! Isso vai demorar uns 20 mins. Quanto mais você ler melhor, mais você vai aprender, mais rápido vai resolver seu problema, e menos papel de burro você irá fazer quando for postar alguma coisa.

OK: Criando um tópico. É importante que você coloque o máximo de informações possíveis. Como você pegou o vírus, se você souber, como descobriu que estava infectado, o que aconteceu com o seu computador após a infecção, possui anti-virus? Sim? Não? Qual? Você é um usuário avançado? ou você é absolutamente leigo e precisa de informações detalhadas e precisas? (não existe problema nenhum em ser leigo, muito pelo contrário.)

Volte depois de duas horas e veja se alguém respondeu seu tópico, responda as respostas.
Repita o último passo sempre que puder.

Depois de 1 dia você conseguirá resolver seu problema sem gastar um tustão.

E somando todo o tempo que você gastou, deve dar umas 2h de trabalho, distribuídas em pequenas partes. E o conhecimento que você ganhou, é seu, é grátis, e você vai usar a vida inteira!

Como não pegar vírus:

Para aprender a não pegar vírus, vou te dizer as situações mais comuns de como você se infecta.

1. Anexo/links de e-mails:

Receita Federal, Correios, SERASA, Ministério Público, Banco pedindo recadastramento: ESSAS INSTITUIÇÕES NÃO MANDAM E-MAILS, NÃO FAZEM INTIMAÇÕES POR E-MAIL, NÃO PEDEM SENHA POR E-MAIL!!! NUNCA, NADA, SEM CHANCE. Não caia nessa. Se receber algo assim, nem abra, é vírus 100% de chance.

Não abra anexos de e-mails de pessoas que você não conhece.
Quando vier e-mails de uma pessoa que você conhece, suspeite sempre, os vírus invadem os e-mails e mandam automaticamente vírus para toda sua lista, e você pode ser a próxima vítima.

2. Lan houses

Sempre que você abrir seu e-mail, orkut, conta de banco em uma LAN house saiba que você pode estar redistribuindo vírus que já estavam no computador antes de você chegar. E claro, sofrer danos de todos os tipos. 30% de chance

3. MSN/Orkut

Alguém te mandou links de fotos ou seja o que for por MSN ou orkut. 85% de chance de ser vírus. Mesmo se você estiver conversando com a mulher da sua vida no MSN naquele momento e receber um link no meio da conversa, que vocês estavam falando justo de fotos, pode ser vírus.


4. P2P, Kazaa, Emule etc...

Cuidado. Nunca abra arquivos .exe , você pode pensar que era uma música, e era um vírus. 5%

5. Baixar Cracks/Nocds/keygenerators

Existem mecanismos que pegam o programa que você está procurando, renomeiam como nome do arquivo ( o vírus ) e mandam pra você como um falso crack ou nocd. Cuidado com eles! 40% de chance


Em todas essas situações, foi você que clicou em algum lugar e pegou o vírus.
Cuidado onde você coloca seu MOUSE!

~Roberto Dumke

Nenhum comentário: